Um novo vazamento de dados expôs cerca de 8,4 bilhões de senhas, segundo o portal especializado em segurança cibernética Cybernews. Este número supera em quase duas vezes o total de usuários de internet estimados hoje no mundo, de 4,7 bilhões de pessoas.
A empresa OLX, junto com a empresa Allow Me, constaram em uma pesquisa recente que houve um crescimento de 93% nas tentativas de roubos de dados no Brasil, após recentes mega vazamentos.
Como ficar protegido
- Realizar a troca de senhas periodicamente – Troque a senha de aplicativos e de portais.
- Utilizar senhas fortes – Dê preferência por senhas com pelo menos 8 caracteres com utilização de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais
- Habilitar autenticação de 2 fatores ou de múltiplos fatores – A maioria dos aplicativos hoje como Facebook, Instagram, WhattsApp permitem que além da validação por senha, cada nova conexão exija um código enviado para seu celular por exemplo;
É preciso ficar especialmente atento aos golpes que envolvem a engenharia social. Desconfie sempre de promessas ou pedidos que apelam para o lado emocional e de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado. Não efetue nenhum pagamento através de canais que não são oficiais ou em nome de terceiros.
Se você deseja verificar se o seu e-mail ou telefone foi vazado, acesse o site https://haveibeenpwned.com/ e descubra.
Controle Parental
As crianças cada dia mais tem acesso a internet e tudo de bom e ruim que ela pode apresentar. Existem sistemas que ajudam os pais e responsáveis a filtrar o conteúdo que as crianças têm acesso.
Com o auxílio destes sistemas é possível definir limite de tempo de tela, hora de dormir, tempo de trabalhos de casa, tempo de uso dos aplicativos e filtragem de conteúdo por categorias ou idade.
O Family Link do Google, é disponibilizado gratuitamente para dispositivos Android.
Para saber mais sobre segurança acompanhe em nosso site e redes sociais novos conteúdos.
Consulte agora mesmo um especialista da RBN Tecnologia para saber se sua empresa está segura contra ataques cibernéticos.