Dicas para você comprar online de forma segura

DIADOCONSUMIDOR
Hoje, 15 de março, comemora-se o Dia do Consumidor e muitas promoções estão sendo anunciadas pelas lojas virtuais e grandes varejistas. Você sabe como a data surgiu?

A data marca a ocasião em que o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, em 1962, fez uma declaração ao congresso a respeito dos direitos do consumidor, como informação, segurança e liberdade de expressão. Por ter sido um evento marcante, de grande repercussão, o Dia do Consumidor tornou-se um marco na defesa dos direitos dos consumidores e foi oficializado como tal no ano de 1983.

Mais recentemente, o Dia do Consumidor vem ganhando força no comércio e no Brasil, vem se consolidando desde 2014, focando em ações promocionais interessantes aos clientes.

As compras online tornaram-se uma ótima opção com preços mais competitivos, mais opções de compra e muitas vezes a mercadoria entregue rapidamente na porta de casa. Separamos algumas dicas para você fazer a sua compra on-line de forma segura e assim, evitar fraudes digitais.

  1. Compre em sites de confiança.

Assim como em lojas físicas, é importante fazer suas compras em e-commerces de confiança. Pergunte à sua rede de contatos se alguém conhece o site.

Além disso, verifique se o endereço na barra de navegação é realmente do site oficial, afinal, há muitos casos de ofertas falsas, inclusive anunciadas em redes sociais, que são cópias idênticas de lojas famosas.

  1. Verifique se o site ou app é seguro. 

Fique atento ao ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador. Caso o site não tenha este símbolo, significa que ele não é seguro. Ou seja, não digite suas informações nem faça transações nesse site. E se a compra será feita por app, use apenas aplicativos oficiais.

  1. Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa.

Certifique se há telefone para contato, SAC, políticas de troca, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Assim, é possível telefonar ou mandar um e-mail para confirmar a existência da loja.

  1. Desconfie de preços muito abaixo da média.

Ao encontrar uma oferta boa demais pra ser verdade, desconfie. 

Sabemos que hoje em dia o preço é um grande atrativo. Mas assim como em lojas físicas, os produtos mantêm uma média. Podem se tratar de produtos com defeito ou até mesmo golpes.

  1. Não faça compras em rede de Wi-Fi pública. 

Não use computadores e Wi-Fi públicos ao fazer suas compras online. Se você realmente precisa fazer uma compra fora de casa, use o modo de dados do seu celular.

  1. Use senhas fortes. 

Não use sua data de nascimento como senha e nem a mesma combinação para tudo. É importante ter senhas fortes e únicas para cada cadastro, incluindo em lojas online. Uma boa dica é usar gerenciadores de senhas, assim você não depende da memória e ainda conta com senhas únicas.

  1. Pesquise a reputação da loja. 

Uma pesquisa pelo nome no site vai te revelar se ela realmente existe, se é confiável e te mostrará comentários sobre o serviço. Cheque se há muitas queixas contra a loja por parte de outros consumidores. 

  1. Faça compras utilizando equipamentos confiáveis.

É preciso também garantir a segurança dos dispositivos de onde você faz compras e transações bancárias. Sempre verifique se há atualizações disponíveis para o sistema operacional, os aplicativos e navegadores utilizados. Evite usar computadores ou celulares de outras pessoas e lugares para fazer suas compras.

  1. Evite acessar as lojas através de propagandas por e-mail ou links indiretos.

As promoções podem ser muito atrativas, mas é importante digitar o nome da loja diretamente no navegador, procurar o produto e assim validar se realmente existe aquela oferta.

  1. Utilize meios de pagamentos seguros.

Procure efetuar o pagamento através de meios que não possam ser reutilizados e que você compartilhe o mínimo possível de informações pessoais, como por exemplo pagamento por PIX. Se for utilizar cartão de crédito, evite utilizar o cartão físico e gere um cartão virtual, de preferência específico para a compra.

Compartilhe este post: