Traduzindo de forma livre como Provedores de Serviços Gerenciados, o MSP (Managed Service Provider) abrange empresas que fornecem soluções em TI com o foco na prevenção de riscos, diferente do antigo modelo “break-fix”, onde os problemas precisavam acontecer para serem corrigidos, causando indisponibilidade dos serviços utilizados pelas empresas.
A principal característica de uma provedora de serviços gerenciados é o modelo de trabalho preventivo, monitorando continuamente os ativos de tecnologia da informação das organizações, garantindo que não ocorram problemas inesperados. Dessa forma é possível identificar potenciais ameaças antes que elas se tornem um problema. Um dos principais resultados deste tipo de monitoramento é obter a total disponibilidade dos serviços de TI, sem a necessidade de se preocupar com manutenções e resoluções de problemas impremeditados.
As empresas que buscam uma MSP como parceira conseguem terceirizar a gestão de TI e infraestrutura através de acordos de prestação de serviços, diminuindo a necessidade de aumentar sua equipe interna para trabalhar com os problemas do dia a dia. Quando uma MSP assume a gestão de TI de uma empresa, são entregues soluções que visam garantir a segurança, disponibilidade e continuidade exigida pelo cliente.
Em geral, os serviços gerenciados são voltados para empresas que não dispõem de uma equipe interna de TI completa e estruturada com profissionais especializados, portanto buscam um auxílio externo. Com o apoio de uma MSP as atividades deixam de ser realizadas de forma manual e passam a ser cumpridas de forma automatizada, pois é possível agendar monitoramentos de maneira remota nos ativos dos clientes a fim de buscar falhas que demandem uma correção, esse tipo de proatividade é recorrente e garante que o ambiente esteja sempre atualizado e sem possíveis falhas para ocorrer.
Portanto, ter um MSP como parceiro traz diversas vantagens para a TI das empresas, pois os serviços estarão disponíveis e seguros, garantindo a continuidade do negócio. A RBN Tecnologia se posiciona como uma provedora de serviços gerenciados, com uma equipe proativa que busca resolver problemas antes que os usuários sintam um impacto e tenham indisponibilidade dos serviços de TI.
Gostou das informações? Entre em contato com o nosso time e saiba mais sobre como monitorar, supervisionar e assegurar a funcionalidade de seus procedimentos tecnológicos.