Suas senhas são seguras?

senha
As contas utilizadas em serviços online e também serviços internos das empresas, necessitam de algum método de identificação, geralmente um usuário, mas como forma de garantir que apenas o proprietário acesse esta conta é necessário agregar determinada credencial, sendo ela a senha.

A senha é uma das principais barreiras para impedir o acesso de terceiros às suas contas, podendo ser associada a outros fatores de segurança, como o 2FA, já abordado em nosso Blog RBN.

Entretanto, nem todas as contas permitem um segundo fator de autenticação, o que exige uma boa senha para evitar que a conta seja invadida. Portanto,  quais são as formas de criar uma senha segura? Seguem algumas dicas  para ajudar na sua proteção:

Tamanho da senha: O tamanho da senha é algo muito importante, visto que quanto maior a quantidade de caracteres, mais difícil será a quebra por força bruta, na maioria das contas é exigido o mínimo de 8 dígitos, recomenda-se que se utilize no mínimo 10.

Combinação de caracteres: A senha pode ser formada por 4 grupos de caracteres, letras minúsculas, letras maiúsculas, caracteres especiais e números. Uma senha segura deve conter no mínimo 3 destes 4 grupos, em alguns casos isso é uma exigência para senha.

Evitar datas e números de contato: Algo comum na criação de uma senha é utilizar data de nascimento ou número de celular, algo que pode ser perigoso do ponto de vista da segurança, já que caso exista um estudo para invadir sua conta, essas informações podem ser facilmente encontradas.

Evitar substituições ambíguas: A simples troca entre letras e números que são visualmente parecidas, não torna a senha mais segura, visto que estas trocas são conhecidas e atualmente já são consideradas nos softwares de força bruta. Ex.: Troca do  O pelo 0.

Evitar sequências: A utilização de sequências está entre as mais utilizadas como senha, como por exemplo 12345 ou abcd, sendo então algo baixa complexidade e muito conhecido, tornando a senha extremamente insegura.

Senha semi legível ou com associação: A utilização de uma senha segura pode tornar difícil a memorização, por isso é importante criar uma sequência semi legível, dessa forma lembraremos como se fosse uma palavra, ou então utilizar sequências que remetam a  palavra.

Seguindo estas etapas, é possível criar e memorizar suas senhas facilmente. Vale destacar  algumas normas para garantir a segurança; como a não reutilização da mesma senha em várias contas; realizar a  troca periódica da mesma; não compartilhar com outras pessoas; não deixar escrita junto aos seus equipamentos eletrônicos e a substituição de senha sempre que notar atividades suspeitas nas contas.

Lembre, que a prevenção pode evitar grandes problemas! 

Compartilhe este post: