Governança de TI é um conceito amplo, mas em linhas gerais podemos dizer que é uma gama de estratégias e políticas que visa fazer com que a tecnologia e a informação cumpram o objetivo designado para o negócio específico, ou seja, ela visa definir de que maneira a tecnologia será utilizada para alcançar os objetivos determinados pela gestão de uma organização.
Mesmo que sua empresa não trabalhe diretamente com tecnologia, é inegável o papel dela em nossos negócios. Mais do que somente suportar e auxiliar o bom funcionamento de uma operação, nossas empresas muitas vezes dependem da tecnologia, sendo até mesmo difícil imaginar alguma área de negócios que não necessite de algum nível considerável de tecnologia em suas operações. É justamente aí que a governança de TI entra em ação, determinando qual tecnologia é mais adequada para atender as demandas, criando estratégias para manter os serviços disponíveis e desenhando políticas para seu uso interno adequado. Agora que o conceito está ficando mais claro, é fácil perceber que a governança de TI integra diferentes áreas de conhecimento, desde conceitos de tecnologia até a gestão de pessoas.
A governança de TI necessariamente envolve e integra diferentes camadas da gestão de uma organização, pois para que as medidas apontadas sejam verdadeiramente adotadas, é fundamental que os tomadores de decisão participem do processo como um todo, aprovando e implantando as estratégias determinadas pela governança de TI.
Vamos esclarecer um pouco mais do papel da governança de TI em uma organização, aqui vão alguns exemplos de funções da mesma:
- Padronização de processos de tecnologia: Desenhar e padronizar os processos e ferramentas utilizadas nos processos que envolvem tecnologias em determinada empresa é fundamental. Imagine, em um exemplo exagerado, que cada setor de uma grande corporação se comunica internamente e externamente por uma ferramenta diferente, financeiro utiliza o whatsapp, comercial utiliza email, e a gerência só trabalha com ligações, a tecnologia nesse caso, está sendo mal utilizada, gerando mais dores de cabeça do que soluções, o papel da governança, nesse caso, seria determinar qual o meio de comunicação será utilizado, padronizando o processo.
- Desenvolvimento de políticas, regras e normas dos processos que envolvem TI: Registrar e oficializar as decisões corporativas tomadas por meio de políticas e normas internas é fundamental, do ponto de vista organizacional e também do compliance de uma empresa. Tornando transparentes e aplicáveis as decisões tomadas referentes a tecnologia e informação.
- Monitoramento e criação de métricas: Acompanhar o desempenho e a efetividade da tecnologia utilizada na organização é fundamental, e é papel da governança de TI acompanhar esse desempenho e criar métricas que tornem possível visualizar esses resultados.
- Gerenciamento de riscos: Com o crescimento da importância da tecnologia em nossos negócios, cresce também os riscos associados à mesma, como ataques cibernéticos, vazamentos de dados, indisponibilidade de serviços e etc. Cabe a governança gerenciar estes riscos e buscar soluções junto ao time de segurança da informação.
Tendo claro o que se trata a governança de TI e sua importância, questione a utilização da tecnologia e da informação em seu negócio hoje, será que você utiliza as ferramentas adequadas? Está tendo gastos desnecessários e processos ineficientes? Talvez a tecnologia tenha se tornado mais uma dor de cabeça do que uma solução. É momento de começar a pensar em como implantá-la ou melhorá-la em seu negócio, e vale lembrar que não é necessário um setor inteiro dedicado ao assunto dentro de sua empresa, existindo serviços terceirizados de governança de TI de altíssima qualidade, e consultorias que podem nortear suas decisões no assunto. Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções na área.