Vantagens e Desvantagens de Computação On-Premise e Cloud

Computação em Nuvem X On Premise

Atualmente as empresas dispõem de duas opções principais para implementarem sua infraestrutura de TI, On-Premise e Cloud. Ambas possuem suas vantagens e desvantagens que devem ser consideradas para garantir a escolha que mais se adequa ao seu negócio.

Computação On-Premise

A infraestrutura On-Premise é a mais tradicional, refere-se quando os servidores estão localizados fisicamente em uma localidade da empresa.

Vantagens

  • Controle: A empresa detém total controle sobre sua infraestrutura de TI, isso inclui softwares, hardware, segurança e sistemas.
  • Disponibilidade: Em locais com velocidades de Internet abaixo do necessário, uma infraestrutura On-Premise é mais interessante pois depende menos da conexão com a Internet, em alguns casos não se faz necessário.
  • Compliance: Empresas que operam sobre uma conformidade regulatória, como a LGPD, precisam saber onde os seus dados estão, com uma infraestrutura On-Premise é mais fácil exercer esse controle.

Desvantagens

  • Custo de implantação: Os custos de implementação de uma infraestrutura On-Premise costumam ser bastante elevados, devido à necessidade de compra de diversos equipamentos especializados.
  • Escalabilidade: Infraestruturas On-Premise têm mais dificuldade de escalabilidade pois é necessário a compra de novo Hardware e configuração dos sistema para um aumento nas operações da empresa.

Computação Cloud
Na computação em Cloud a infraestrutura é mantida em uma plataforma Cloud administrada por terceiros, as três empresas mais notórias do ramo são a Amazon Web Services (AWS), Google Cloud Platform ou o Microsoft Azure.

Vantagens

  • Escalabilidade: A infraestrutura no Cloud pode ser agilmente ajustada para se adequar a necessidade da empresa, tanto quando as operações aumentam ou diminuem.
  • Ajuste de custos: Em infraestruturas Cloud o usuário paga aquilo que utilizar, isso pode auxiliar novas empresas que não podem arcar com pesados custos de implementação On-Premise.
  • Espaço: Implementações Cloud não ocupam um espaço físico na empresa, diminuindo custos de eletricidade e aumentando o espaço utilizável da empresa.

Desvantagens

  • Conexão com a Internet: Em caso de uma queda de Internet, a sua empresa poderia ficar sem acesso aos sistemas até o restabelecimento de conexão.
  • Compliance: A conformidade regulatória pode representar um problema quando você envia dados para uma empresa terceira, isso é ainda mais complicado quando esses dados atravessam fronteiras e passam por outros países.

Ficou interessado nas vantagens e desvantagens da computação On Premise e Cloud? A RBN pode te ajudar a escolher e montar a melhor infraestrutura para a sua necessidade.

Compartilhe este post: