Entendendo o Framework de Cibersegurança do NIST 

NIST

O framework de cibersegurança NIST Cybersecurity Framework é uma ferramenta para empresas de todos os portes e organizações governamentais que buscam aprimorar a segurança cibernética e gerenciar os riscos relacionados. Desenvolvido pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), uma agência do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, este framework orienta, define padrões e recomenda práticas para ajudar as organizações a entenderem, gerenciar e reduzir seus riscos de segurança cibernética. 

O NIST foi concebido como um conjunto de diretrizes voluntárias destinadas a melhorar a infraestrutura crítica de segurança cibernética nos Estados Unidos. No entanto, ele rapidamente se tornou uma referência global para organizações de todos os portes e setores que buscam fortalecer sua maturidade em relação aos processos de segurança cibernética. 

O framework é composto por três componentes principais: 

Framework Core: Este é o elemento central do NIST, ele consiste em um conjunto de atividades, práticas e diretrizes organizadas em torno de seis funções principais: Identificar, Proteger, Detectar, Responder, Recuperar e posteriormente adicionada a função Governança. Essas funções são projetadas para ajudar as organizações a entenderem e responder aos riscos de segurança cibernética de maneira proativa, eficaz e organizada. 

Framework Implementation Tiers (Níveis de Implementação): Descrevem o grau em que as práticas de gerenciamento de risco de segurança cibernética de uma organização exibem as características definidas no framework. Esses tiers são numerados de 1 a 4, respectivamente: Parcial, Risco Informado, Repetível e Adaptativo. 

Framework Profiles (Perfis): Estes são usados para personalizar e adaptar o framework às necessidades específicas de uma organização. Um perfil define os requisitos, objetivos e estratégias de segurança cibernética de uma organização com base em fatores como tamanho, setor e tolerância ao risco. 

Aplicações do Framework NIST 

O Framework NIST tem uma ampla gama de aplicações em diversos setores e contextos. Algumas das principais aplicações incluem: 

Gestão de Riscos de Segurança Cibernética: O framework fornece uma estrutura abrangente para identificar, avaliar e mitigar os riscos de segurança cibernética, permitindo que as organizações tomem decisões planejadas sobre como alocar recursos para proteger seus ativos digitais. 

Conformidade Regulatória: Muitos regulamentos e padrões de segurança cibernética, como o GDPR na União Europeia e o HIPAA nos Estados Unidos, referenciam o Framework NIST como uma fonte confiável de melhores práticas. Adotar o framework pode ajudar as organizações a garantirem conformidade com essas e outras regulamentações. 

Desenvolvimento de Políticas e Procedimentos: O NIST fornece um ponto de partida sólido para o desenvolvimento de políticas, procedimentos e diretrizes de segurança cibernética personalizadas. 

Avaliação de Terceiros: O framework pode ser usado para avaliar a postura de segurança cibernética de fornecedores e parceiros de negócios. A maturidade de processos adquiridos por meio da adesão deste framework pode ser um diferencial na hora de fechar parcerias e negócios.  

Gestão de Incidentes e Resposta a Incidentes: Com a adesão deste framework a organização está mais bem preparada para desenvolver e aplicar planos de ação emergências e a responder incidentes.  

O Framework NIST é uma ferramenta valiosa para organizações que buscam fortalecer sua maturidade de segurança cibernética e gerenciar os riscos associados de maneira eficaz. Conte com a RBN Tecnologia para ter um parceiro especializado durante o processo de melhoria contínua de segurança da informação dentro da sua empresa. 

Compartilhe este post: