Neste mundo cada vez mais digitalizado, a preocupação sobre a Segurança de Dados tem sido uma crescente, pois os dados pessoais e confidenciais de alguma forma têm sido vazados na internet, tornando-se alvos de criminosos para explorar vulnerabilidades.
Para que estas informações sejam protegidas, a criptografia tem um papel fundamental na proteção destes dados.
Neste artigo iremos abordar o assunto sobre criptografia, e entender um pouco melhor como ela funciona.
O que é a Criptografia?
É uma técnica que protege as informações confidenciais, tornando impossível ter acesso se não tiver a chave para acessar e decifrar.
Existe há bastante tempo e foi bastante utilizada para proteger as comunicações militares na primeira e segunda guerra mundial.
Com o aumento da sociedade, a criptografia tornou-se uma ferramenta indispensável para a garantia de segurança na comunicação e armazenamento de dados.
Como funciona a criptografia?
Funciona através da transformação dos dados originais de texto simples para um formato ilegível, chamado de texto cifrado.
É feito usando algoritmos matemáticos muito complexos e chaves de criptografia.
São dois tipos principais de criptografia:
Criptografia Simétrica: O remetente e o destinatário utilizam a chave para criptografar e descriptografar as informações, um exemplo é: Uma pessoa tem um compartilhamento de chave com seu vizinho, escondendo debaixo do tapete, o vizinho tem acesso a casa, porém algum estranho pode encontrar a chave e entrar na casa sem a permissão, assim é com a criptografia assimétrica, se a chave não for armazenada em um local seguro, o atacante poderá ter acesso a ela facilmente.
Criptografia Assimétrica: Utiliza um par de chaves, uma pública e a outra privada, cada uma tem seu único propósito.
A chave pública todos podem ter acesso, nessa chave podem ter informações de como criptografar os dados, diferente da chave privada que é utilizada para decifrar os dados e deverá ser mantida em sigilo para que não tenha a exposição para os hackers,
Um Exemplo é: uma caixa de correio qualquer pessoa pode inserir uma carta, porém para que tenha acesso ao conteúdo, somente o dono da caixa de correio, pois somente ele tem a chave para abrir e ler.
Nessa criptografia que é baseada nas transações de criptomoedas.
As chaves públicas e privadas são geradas por grandes números primos e matematicamente vinculadas uma a outra.
Sobre a criptografia, tem uma grande importância na Proteção da Privacidade, integridade dos dados, na autenticação em alguma conta, nas transações financeiras e também na conformidade com as Regulamentações financeiras e de saúde.
Conclusão
A criptografia desempenha um papel muito sério na segurança e privacidade Digital, Sem a criptografia as informações e comunicações estariam em risco constante.
Na medida que a tecnologia cresce, o importante é que possamos seguir investindo em métodos mais robustos para que possamos enfrentar o futuro digital.
Em um mundo onde os dados são tão valiosos, a criptografia é a nossa solução para manter as informações bem seguras.