A data marca a ocasião em que o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, em 1962, fez uma declaração ao congresso a respeito dos direitos do consumidor, como informação, segurança e liberdade de expressão. Por ter sido um evento marcante, de grande repercussão, o Dia do Consumidor tornou-se um marco na defesa dos direitos dos consumidores e foi oficializado como tal no ano de 1983.
Mais recentemente, o Dia do Consumidor vem ganhando força no comércio e no Brasil, vem se consolidando desde 2014, focando em ações promocionais interessantes aos clientes.
As compras online tornaram-se uma ótima opção com preços mais competitivos, mais opções de compra e muitas vezes a mercadoria entregue rapidamente na porta de casa. Separamos algumas dicas para você fazer a sua compra on-line de forma segura e assim, evitar fraudes digitais.
- Compre em sites de confiança.
Assim como em lojas físicas, é importante fazer suas compras em e-commerces de confiança. Pergunte à sua rede de contatos se alguém conhece o site.
Além disso, verifique se o endereço na barra de navegação é realmente do site oficial, afinal, há muitos casos de ofertas falsas, inclusive anunciadas em redes sociais, que são cópias idênticas de lojas famosas.
- Verifique se o site ou app é seguro.
Fique atento ao ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador. Caso o site não tenha este símbolo, significa que ele não é seguro. Ou seja, não digite suas informações nem faça transações nesse site. E se a compra será feita por app, use apenas aplicativos oficiais.
- Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa.
Certifique se há telefone para contato, SAC, políticas de troca, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Assim, é possível telefonar ou mandar um e-mail para confirmar a existência da loja.
- Desconfie de preços muito abaixo da média.
Ao encontrar uma oferta boa demais pra ser verdade, desconfie.
Sabemos que hoje em dia o preço é um grande atrativo. Mas assim como em lojas físicas, os produtos mantêm uma média. Podem se tratar de produtos com defeito ou até mesmo golpes.
- Não faça compras em rede de Wi-Fi pública.
Não use computadores e Wi-Fi públicos ao fazer suas compras online. Se você realmente precisa fazer uma compra fora de casa, use o modo de dados do seu celular.
- Use senhas fortes.
Não use sua data de nascimento como senha e nem a mesma combinação para tudo. É importante ter senhas fortes e únicas para cada cadastro, incluindo em lojas online. Uma boa dica é usar gerenciadores de senhas, assim você não depende da memória e ainda conta com senhas únicas.
- Pesquise a reputação da loja.
Uma pesquisa pelo nome no site vai te revelar se ela realmente existe, se é confiável e te mostrará comentários sobre o serviço. Cheque se há muitas queixas contra a loja por parte de outros consumidores.
- Faça compras utilizando equipamentos confiáveis.
É preciso também garantir a segurança dos dispositivos de onde você faz compras e transações bancárias. Sempre verifique se há atualizações disponíveis para o sistema operacional, os aplicativos e navegadores utilizados. Evite usar computadores ou celulares de outras pessoas e lugares para fazer suas compras.
- Evite acessar as lojas através de propagandas por e-mail ou links indiretos.
As promoções podem ser muito atrativas, mas é importante digitar o nome da loja diretamente no navegador, procurar o produto e assim validar se realmente existe aquela oferta.
- Utilize meios de pagamentos seguros.
Procure efetuar o pagamento através de meios que não possam ser reutilizados e que você compartilhe o mínimo possível de informações pessoais, como por exemplo pagamento por PIX. Se for utilizar cartão de crédito, evite utilizar o cartão físico e gere um cartão virtual, de preferência específico para a compra.