ISO 27001 e sua aplicação

Blog

A ISO 27001 é uma norma internacionalmente reconhecida que trata dos sistemas de gestão de segurança da informação (SGSI). Ela estabelece diretrizes e requisitos para ajudar organizações a proteger seus ativos de informação contra ameaças, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.

A necessidade da existência de uma norma relacionada à segurança da informação se dá ao fato de a informação ter se tornado um ativo crítico para a maioria das organizações. Esta norma abrange dados internos e externos, informações estratégicas, propriedade intelectual e ativos críticos para o funcionamento do negócio. Geralmente a perda, comprometimento ou indisponibilidade pode acarretar em consequências sérias para o negócio como perdas financeiras, parcerias e até reputação.

A ISO 27001 fornece uma visão abrangente para que as empresas possam identificar, avaliar e mitigar os riscos de segurança da informação. Para isso, a norma utiliza várias ferramentas, como anexos de controle e verificação, criação de políticas organizacionais, padronização de processos via procedimentos, auditorias e principalmente a conscientização dos colaboradores.

A implementação bem-sucedida da ISO 27001 pode trazer diversos benefícios para as organizações, incluindo:

Proteção de Ativos relacionado à informação: A aplicação correta da norma ajuda a proteger os dados e informações críticas da organização contra ameaças internas e externas, como hackers, malwares, engenharia social e roubo de informações.

Conformidade Legal: Ela auxilia as organizações a cumprir regulamentos e leis de proteção de dados, o que é especialmente importante em um cenário de regulamentações cada vez mais necessárias para as organizações, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Melhoria da Reputação: Um selo de conformidade com a ISO 27001 demonstra o compromisso da organização com a segurança da informação, o que pode aumentar a confiança dos clientes, parceiros e partes interessadas. 

Redução de Riscos: Ao identificar e mitigar riscos de durante o processo de adequação a norma, as organizações podem evitar custos e possíveis problemas antes que aconteçam, principalmente os associados a violações de dados, como multas, indenizações e perda de receita.

Melhoria de Processos: A implementação da ISO 27001 leva a uma melhoria dos processos de negócios, à padronização de práticas de segurança e ao aumento da eficiência operacional.

Gestão de Incidentes:Após a adequação da norma a empresa já desenvolveu processos para lidar com possíveis incidentes, definindo responsabilidades, processos que devem ser realizados e níveis de prioridade. 

Em síntese, a ISO 27001 desempenha um papel fundamental na incorporação da segurança da informação nas empresas e na promoção de uma cultura organizacional. Sua implementação requer dedicação, esforço contínuo e a participação de toda a organização, especialmente da alta direção. No entanto, os benefícios em termos de segurança, conformidade e confiabilidade são inquestionáveis. Na RBN, utilizamos diversos conceitos baseados nesta norma para orientar projetos de tecnologia da informação e para nos adequarmos à LGPD.

Entre em contato com o nosso time e saiba mais!

Compartilhe este post: