Com um monitoramento através do NOC, conseguimos manter um ambiente de TI estável e seguro, tendo uma atuação proativa, evitando assim grandes dores de cabeça e diagnosticando precocemente eventuais problemas em toda a infraestrutura. No NOC também podemos ter acesso remoto integrado, sem a necessidade de programas de terceiros.
O serviço NOC ultrapassa o simples monitoramento, ele também é responsável pela execução de scripts que tem por objetivo a estabilização de incidentes de forma imediata, gera e exibe informações importantes para os times de infraestrutura e cria relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI.
Existe um painel de monitoramento que exibe todas estas informações para o time de TI analisá-las em tempo real, monitorando o estado e os alertas gerados nos dispositivos e cada evento que está acontecendo. Através dele conseguimos ver, por exemplo, se há algum disco rígido com problema, ou se algum computador não está com o desempenho esperado.
O monitoramento NOC é muito vantajoso, pois muitas das vezes podemos resolver problemas sem que haja interação do usuário e também desta forma o cliente pode reduzir custos, pois o modelo break-fix, mais conhecido como quebra-conserta, que é aquele tradicional tipo de negócio que se resolve o problema quando ele aparece, pode se tornar mais custoso, pois o equipamento fica inutilizado ou em concerto por muito tempo, gerando perda de produtividade, além de que problemas mais graves podem ser solucionados antes que aconteçam danos maiores.
As empresas que aderem ao modelo NOC, conseguem manter o ambiente de TI gerenciado, estável e monitorado. Tendo menos problemas e principalmente, economizando recursos e proporcionando maior produtividade.
A RBN Tecnologia conta com um time especializado para ajudar a sua empresa em todas as etapas desse processo. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!
Autor: Anderson Duarte