Apesar de parecer inovadora, a ideia de disponibilizar gratuitamente o código-fonte dos softwares é antiga, tendo início em 1983 por um programador do MIT chamado Richard Stallman, que sugeriu que os códigos deveriam ser disponibilizados aos usuários, lhes dando liberdade de modificá-los e melhorá-los, criando uma construção coletiva e orgânica dos softwares. Essa abordagem deu início a uma ideologia e uma comunidade ativa em torno da criação de softwares que se estende até hoje por meio da Open Source Initiative (OSI).
As principais vantagens de utilizar softwares open source são:
- Controle: Como já dito acima, a customização dos softwares é um dos principais atrativos nesta proposta, permitindo a remoção de partes não utilizadas, alterações e adições de novas funcionalidades, tornando-o único e adequado a diversos usos.
- Segurança e Estabilidade: Pelo fato de diversos programadores estarem constantemente analisando e melhorando o código-fonte do software, alguns usuários creem que isso o torna menos vulnerável e falho.
- Comunidade: Softwares open source tendem a formar uma comunidade sólida de usuários e desenvolvedores ao seu redor, compartilhando dúvidas, soluções e atualizações.
- Custo: Já referido anteriormente, softwares open source podem ser ótimas alternativas gratuitas a opções caras de grandes empresas.
Algumas desvantagens são:
- Dificuldade de uso: Em algumas situações, softwares open source não são tão amigáveis aos usuários que não possuem conhecimento de programação.
- Falta de instruções: Pelo fato de existirem diversas versões e estarem em constante mudança pela comunidade, às vezes é difícil encontrar cursos e instruções oficiais em tempo ágil.
- Garantia: Normalmente, softwares de código aberto não possuem garantia, ou alguém que se responsabilize por falhas e danos ao usar o programa. Ainda assim, é possível encontrar consultorias e suporte técnico para o uso de diversos destes softwares, mas esse suporte costuma ter custos.
Agora que você conhece mais sobre softwares de código aberto, aqui vão alguns exemplos de softwares open source que podem lhe ser úteis no dia-a-dia:
OpenShot: Editor de vídeos open source, simples e intuitivo de ser utilizado, contendo funções completas de edição de vídeos, como transições, inserção de legendas, cortar e etc, e o melhor de tudo, completamente gratuito.
LibreOffice: Suíte de aplicativos completa para escritórios, contendo funcionalidades semelhantes ao Microsoft Office 365, como por exemplo, editor de textos, slides, planilhas e etc, além de ser compatível com formatos do Microsoft Office, ou seja, lê e edita arquivos criados no mesmo.
Audacity: Software já bem conhecido, permite gravar áudio, editar e converter arquivos para diversos formatos de áudio, como WAV e mp3 por exemplo.
Krita: Software de design gráfico, voltado a edição e criação de imagens. Possuindo diversas funcionalidades essenciais para criação de artes, como: layers, pincéis, ferramentas de cortes e etc, lembrando, tudo de forma gratuita.
Você utiliza softwares de código aberto na sua empresa? Se preferir saber mais sobre esse assunto, entre em contato com o nosso time e descubra como podemos te ajudar.